DOROTÉIA (2011)
de Nelson Rodrigues


Dorotéia, ex-prostituta que largou a profissão depois da morte do filho, vai morar na cada de suas primas, três viúvas puritanas e feias que não conseguem enxergar os homens e não dormem para não sonhar. Ao contrário das mulheres da família, Dorotéia é bonita, exuberante, e não tem aversão aos homens. Mas, em troca de abrigo, aceita se tornar tão feia e puritana como as primas.

Nelson Rodrigues (1912-1980) começou a carreira no jornalismo, aos 13 anos, em 1925, como repórter policial do jornal A Manhã, impressionando os colegas com sua capacidade de dramatizar pequenos acontecimentos. Em 1943 revolucionou a dramaturgia mundial com a peça Vestido de Noiva. Nelson Rodrigues foi jornalista, dramaturgo, romancista e cronista, escreveu 17 peças de teatro, 9 romances, 5 livros de contos e 13 livros de crônicas. Sua obra e seu gênio literário são um patrimônio da literatura brasileira.

direção Eloísa Vitz
elenco Grupo Gattu
personagem Dorotéia



ÁLBUM DE FAMÍLIA (2007)
de Nelson Rodrigues


Em Álbum de Família, Nelson Rodrigues desmistifica a imagem aparentemente normal de uma família. Enquanto um speaker (locutor) faz elogios à harmonia e à felicidade da família completamente falsos, seus componentes posam para retratos ("O speaker é uma espécie de Opinião Pública", orienta Nelson na abertura do primeiro ato), num espaço de tempo que vai de 1900 até 1924. A peça mostra as obsessões incestuosas que corroem seu interior e resultam em diversos atos de violência e perversão sexual.
“Álbum de família, a tragédia que se seguiu a Vestido de noiva, inicia meu ciclo do ´teatro desagradável´. Quando escrevi a última linha, percebi uma outra verdade. As peças se dividem em interessantes e vitais", afirmou o dramaturgo. A peça foi fundamental, segundo o próprio Nelson para que ele se tornasse um "abominável autor". Depois de sua encenação, conta, "por toda parte, só encontrava ex-admiradores". A obra foi proibida durante vinte anos por "preconizar o incesto e incitar ao crime", segundo a censura da época.

direção Alexandre Reinecke
elenco Cacá Amaral, Denise Weinberg, Ângela Barros, Gabriel Pinheiro, Rennata Airoldi, João Vítor D'Alves, Eldo Mendes, Riba Carlovich, Helena Cerello e Ronaldo Dias.
Estreou em 2007, no SESC Consolação.




OS 7 GATINHOS (2005)


de Nelson Rodrigues


A peça conta a história da família Noronha e, em especial, de Silene. Ela é a caçula das cinco filhas de Aracy e Seu Noronha. Seu Noronha, um contínuo da Câmara de Deputados, mora no Grajaú com a mulher, D. Aracy, e suas filhas Aurora, Hilda, Débora, Arlete e Silene, de apenas 16 anos. Esta, a caçula, é a mais mimada de todas e, por ser a única "pura", tem o direito a uma boa educação em um colégio interno. Mas logo a vida deles toma um rumo diferente, quando a garota é acusada, no colégio, de matar a pauladas uma gata grávida. A família Noronha parece tão normal quanto qualquer outra, mas, por trás das aparências, esconde segredos inconfessáveis. As quatro filhas mais velhas se prostituem para garantir a castidade e a boa educação de Silene. A partir do incidente ocorrido na escola, descobre-se a jovem não é pura como todos pensam.

direção Alexandre Reinecke
elenco Nelson Xavier, Noemi Gerbelli, Tânia Khalil, André Garolli, Renato Caldas, Junia Bush, Carol Mariottini, Zuzu Abu, Henrique Stroeter, Jorge Cerutti e Helena Cerello.
personagem Silene
Estreou em 2005.