foto Luiz Filipe

BIO


Helena Cerello nasceu em 1977 em São Paulo. Estudou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e teatro no teatro-escola Célia-Helena. Trabalha como atriz desde 2000, com destaque para seu trabalho junto à companhia teatral Le Plat du Jour, onde recebeu, junto ao grupo, dentre outros, o prêmio APCA.

Atualmente, está em cartaz no espetáculo O MUNDO DE HUNDERTWASSER, inspirado nas obras do pintor, arquiteto e ativista ecológico Friedensreich Hundertwasser, realização da cia. VADABORDO. Por esse trabalho, Helena Cerello e Raul Barretto, seu parceiro na companhia, foram indicados ao PRÊMIO especial da crítica APCA, por levarem a obra de Hundertwasser ao teatro e receberam o PRÊMIO APLAUSO BRASIL, na categoria ‘Melhor espetáculo para público jovem e infantil’.

No cinema, Helena Cerello atuou nos longas “Garotas do ABC” de Carlos Reichenbach, “Quanto dura o amor” de Roberto Moreira, “O Poeta” do italiano Marco Nicoletti, “Meu Amigo Hindu” de Hector Babenco, “Trago Comigo” de Tata Amaral, com destaque para a participação no filme “Erotic Man” do dinamarquês Jorgen Leth (produção de Lars Von Trier), e “Entre dois Mundos”, direção de Walther Neto, em fase de finalização.

Na televisão participou como atriz em episódios das séries “Lili-a ex” O2/GNT direção de Quico Meirelles, “O Negócio” de direção de Michel Tikhomiroff (HBO), “Família Imperial” direção de Teo Poppovic (Canal Futura), em “Como Aproveitar o Fim do Mundo” direção de José Alvarenga (Rede Globo), “No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais” direção Cao Hemburguer (Canal Futura), “Alice” direção de Karin Ainouz (HBO) e “Descolados” direção de Luis Pinheiro (MTV).

Além de ser atriz, escreve ficção e lançou o romance ‘Ninguém abandona o Paraíso pela porta da frente’, Editora Quelônio.

CURRÍCULO COMPLETO

HELENA CERELLO 22/04/1977


Helena Cerello é atriz, bailarina, administradora de empresas formada pela FGV e escritora.

Teve aulas de Ballet Clássico por 10 anos com a bailarina Mariangela D’Andrea (primeira bailarina do Theatro Municipal de São Paulo por 8 anos).

Em 1995, ingressou na FGV - Fundação Getúlio Vargas, no curso de Administração de Empresas, onde se formou em 2001, com especialização em produção cultural e relações internacionais.

TEATRO

Em 2002, ingressou no Teatro Escola Célia Helena, onde teve a oportunidade de estudar com mestres e diretores de teatro como Nydia Licia, Marcelo Lazzaratto, Carla Candiotto, Marco Antonio Braz, Marco Antonio Rodrigues, Nelson Baskerville e Ruy Cortez.

De 2002 a 2004, trabalhou com a Cia. Bastarda, (sob a direção de Arthur Belloni e supervisão de Luiz Fernando Ramos), no espetáculo que misturava dança e teatro com forte teor performativo “FRIO 36 e meio graus”, trabalho elogiado pelo crítico e teórico alemão Hans Thies Lehmann e que representou o Brasil no Festival de Teatro da Costa Rica em 2004.

No teatro trabalhou como atriz com os grupos Parlapatões, Pia Fraus e Cemitério de Automóveis (Mario Bortolotto), entre outros grupos e diretores, com destaque para a peça "Il Viaggio (di G. Mastorna)", inspirada em roteiro inédito de Federico Fellini, idealizada e concebida por Helena, com a direção de Pedro Granato e dramaturgia de Marcelo Rubens Paiva, em 2012.

Desde 2009, integra a premiada Cia Le Plat du Jour (companhia teatral conhecida pela capacidade de reinventar clássicos da 
literatura infantil, fundada por Carla Candiotto e Alexandra Golik) como atriz, coreógrafa e
colaboradora na criação dos textos dos espetáculos, sendo eles: “ALICE no País das Maravilhas” (Espetáculo indicado para o Prêmio Coca-Cola FEMSA de 2009 na categoria inovação do teatro e as artes circenses); CINDERELA LÁ LÁ LÁ (Prêmio APCA de melhor espetáculo adaptado de conto clássico, Prêmio São Paulo de melhor texto adaptado – 2015, Melhor companhia teatral no Prêmio Cenym 2017 e 9 indicações no Prêmio CBTIJ-RJ). Indicação de melhor atriz no Prêmio Zilka Sallaberry.

Em 2017, participou do "Festival de cenas de um minuto", com o grupo Parlapatões no Uruguai.

Em 2018, concebeu e atuou junto de Raul Barretto, direção de Alvaro Assad, no espetáculo O MUNDO DE HUNDERTWASSER, inspirado nas obras do pintor, arquiteto e ativista ecológico Friedensreich Hundertwasser, realização da cia. VA DA BORDO. Por esse trabalho, Helena Cerello e Raul Barretto, seu parceiro na companhia, foram indicados ao PRÊMIO especial da crítica APCA, por levarem a obra de Hundertwasser ao teatro e receberam o PRÊMIO APLAUSO BRASIL, na categoria ‘Melhor espetáculo para público jovem e infantil’.


CINEMA

No cinema, atuou nos longas “Garotas do ABC” de Carlos Reichenbach, “Quanto dura o amor” de Roberto Moreira, “O Poeta” do italiano Marco Nicoletti, “Meu Amigo Hindu” de Hector Babenco,“Trago Comigo” de Tata Amaral, com destaque para a participação no filme “Erotic Man” do dinamarquês Jorgen Leth e produção de Lars Von Trier, e “Entre dois Mundos”, direção de Walther Neto, em fase de finalização.


TELEVISÃO

Na televisão participou como atriz em episódios das séries “Lili-a ex” O2/GNT direção de Quico Meirelles, “O Negócio” de direção de Michel Tikhomiroff (HBO), “Família Imperial” direção de Teo Poppovic (Canal Futura), em “Como Aproveitar o Fim do Mundo” direção de José Alvarenga (Rede Globo), “No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais” direção Cao Hemburguer (Canal Futura), “Alice” direção de Karin Ainouz (HBO) e “Descolados” direção de Luis Pinheiro (MTV). 


INTERNET

É criadora, atriz, co-roteirista e co-diretora no canal de humor ‘Todo Glamour é uma Farsa’, junto às atrizes Bebel Ribeiro e Paula Flaibann. O canal já produziu duas temporadas bem sucedidas com vídeos de humor físico.


MÚSICA

É cantora e compositora da “Banda Cabareteras”, banda composta também por Paula Cohen, Danilo Moraes, Erica Stoppel, Karina Ades, Georgia Branco e Nina Blauth.


LITERATURA

Escreveu seu primeiro romance “Ninguém abandona o paraíso pela porta da frente” – publicado pela Editora Quelônio / 2018.

Participou da mesa SEXOGRAFIAS na Flip/2016, (juntamente com a atriz Erika Puga), lendo trechos de livros das escritoras Juliana Frank e Gabriela Wiener, respectivamente “Uísque e vergonha” e “Sexografias”.

Cursou 2 anos da pós-graduação ‘Formação de escritores – ficção’ no Instituto Vera Cruz.



Tem dois filhos, Aurora de 9 anos e Theo de 5 anos, com o ator e palhaço do Grupo Parlapatões Raul Barretto.


Helena Cerello (11) 99232 2373